No dia 19 de julho de 2013, realizou-se uma atividade lúdica, “ Festa de Verão “ no parque de merendas da Gala. Constou num piquenique com almoço convívio “Grelhada Mista “. Todos participaram ativamente demonstrando alegria e bem estar. Tendo em conta esta situação entendemos que este tipo de atividade deve –se repetir anualmente.

No dia 15 de julho de 2013, pelas 14h e 30m, foi dinamizada uma Ação de Formação sobre “ Afetos e Sexualidade “ pelos Estagiários do curso de enfermagem do Centro de Saúde de S. Julião e pela Enfermeira Mónica, com a Técnica de Serviço Social, Drª Alice Cruz, para os formandos da Formação Profissional acompanhados pelos formadores e psicólogo. Foram abordados temas como a sexualidade e afetos. Estes conceitos, para além da informação e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, foi importante porque lhe foi associado o conceito de afetos. Verificou-se que os nossos formandos ficaram mais esclarecidos e sensibilizados para o tema. Participaram ativamente e demonstraram grande motivação. Estiveram ainda presentes os formadores e elementos da equipa técnica que também beneficiaram deste evento. Tendo em conta o feed-back positivo dos formadores, entendemos a importância de continuar a organizar este tipo de Ação de Formação.

No dia 26 de junho do ano de dois mil e treze, pelas catorze e trinta minutos, foi dinamizada uma Ação de Formação sobre “os Males da Droga” pelo Dr. Alexandre da (Equipa de Rua) com a Técnica de Serviço Social, Dr.ª Alice Cruz, para os formandos da formação profissional, acompanhados pelos formadores e psicólogo. Foram abordados temas como “ Os males das drogas “, a nível da sensibilização, prevenção e dos efeitos perversos dos diferentes tipos de drogas. Durante toda a Ação os formandos participaram ativamente de forma muito interessada. Estiveram ainda presentes os formadores e elementos da Equipe Técnica que também beneficiaram deste evento. Tendo em conta a motivação e participação do grupo e o feed-back positivo do Formador, entendemos a importância de continuar a executar este tipo de Ação de Formação.

No dia 20 do mês de Maio do ano de dois mil e treze, pelas catorze e trinta minutos, foi dinamizada uma Ação de Formação sobre “Higiene e Segurança no Trabalho” pela Autoridade para as Condições de Trabalho ( Drª Isabel Nunes) com a Técnica de Serviço Social, Drª Alice Cruz, para os formandos de formação profissional, acompanhados por alguns formadores e psicólogo. Foram abordados temas como: Cuidados de Segurança e Higiene a ter no local de trabalho, aprender a reconhecer sinais de proibição, obrigação, atenção, etc., que são essenciais nas empresas e no dia-a-dia. No final, foi dado espaço para debate e colocação de duvidas, apelando a participação dos formandos e sensibilização face ao tema. Tendo em conta a motivação e participação dos formandos e feed-back positivo da formadora, entendemos a importância de continuar a efetuar esta ação de formação.